quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Inundações em Braga, 08-10-2014

Depois das inundações de 15-09-2014, Braga volta a ficar alagada. (em atualização)

Cidade de Braga volta a não aguentar fortes períodos de precipitação.
Túneis intransitáveis, vias impedidas, estabelecimentos comerciais inundados e carros submersos. É, neste momento, este o cenário na cidade.

Imagens de satelite e radar da célula que afetou Braga.

MeteoPT e MeteoGalicia


Na estação da Quinta da Capela a precipitação registada foi de 24,4mm entre as 21:02 e as 22:02, para um total diário de 77,7mm.
O valor desta hora, está ao nível das duas horas mais chuvosas de 26 de Outubro de 2011, quando se registou uma precipitação de 56,9mm (16:45 às 18:45), sendo a máxima horária de 33,5mm (17:45 às 18:45), para um total diário de 131,3mm.

Na estação do IPMA em Braga (Merelim), não sendo conhecidos os valores horários anteriores a Fevereiro de 2014, 
sabe-se que a precipitação diária, foi também inferior, ficando-se pelos 88mm, quando em 26 de Outrubro de 2011 atingiu os 117mm.
Já a hora mais chuvosa registou uns impressionantes 45,7mm, o que supera amplamente os valores de 15-09-2014 e as horas mais chuvosas registadas a 26 de Outubro de 2011 na estação da Quinta da Capela.

Horária

Diária

Perante estes valores conhecidos dos últimos 3 anos, parece um pouco improvável que esta tenha sido a chuva mais intensa dos últimos 80 anos, tal como afirmou Firmino Marques à RUM (2).
“foi uma situação de meia hora de grande intensidade de chuva que pela sua quantidade fez com que as partes mais sensíveis do sistema de drenagem de águas pluviais cedessem”. Firmino Marques diz que ontem à noite caiu "a chuva mais intensa dos últimos oitenta anos". De acordo com o vereador, durante a manhã seria feito um processo de “intervenção” de forma a “minorar a anomalia que aconteceu na cidade”.

Vídeos


Túnel e Rotunda das Piscinas

Por Eduarda Fernandes


Por Filipe Macedo

Avenida João Paulo II
Por Filipe Macedo

Por Carla Silva

Por Filipe Macedo

Túnel Avenida João XXI-Avenida Imaculada Conceição
Por Eduarda Fernandes

Por RUM/DR

Centro Comercial BragaParque


Por Filipe Marques


Rua de Santa Justa
Leito normal nesta zona
Por Johan

Rua de Santa Justa
Por Ana Ferreira

Apesar de não ser hora de ponta, gerou o caos no transito em Braga.
Por Andreia Carvalho

Ao contrário da informação veiculada em diversos orgãos de comunicação, como o DN e o Público, mais de 3 horas depois, cerca das 00:45 do dia 09-10-2014, o "Tunel das Piscinas" ainda se encontrava fechado ao trânsito e inundado, sendo também visível a deslocação de vários elementos do separador central.


Contudo no sentido Av. Padre Julio Fragata-Av.Frei Bartolomeu dos Martires, não estava sinalizada a interrupção do túnel, obrigando vários automobilistas a terem que efetuar manobras de inversão de marcha para saírem da entrada do túnel.

Além deste, também o túnel junto ao Hotel Meliã ainda estava interrompido, sendo que a circulação estava normalizada em todos os restantes túneis.

Sem comentários:

Enviar um comentário